<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, maio 30, 2005

O NÃO venceu em França 

Tal como as sondagens previam, os franceses votaram maioritáriamente contra o Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa. Creio que chegou a hora de repensar o projecto europeu, em vez de seguir cegamente em frente, como defendem alguns eurocratas.
Para mim, o factor que me colocou frontalmente contra a Constituição foi a atitude Franco-Alemã em relação ao Pacto de Estabilidade. Os países grandes não cumpriram as regras do pacto (regras por eles estabelecidas!) enquanto países pequenos como o nosso (durante a era de Manuela Ferreira Leite) fizeram sacrifícios enormes para cumprir as regras. Perante isto, porque razão havemos de dar ainda mais poder aos países grandes e à burocracia de Bruxelas/Estrasburgo? Quando a UE for regida por verdadeiros princípios de Justiça e Igualdade entre grandes e pequenos, então poderemos avançar tranquilamente no sentido de uma União mais forte e coesa.
Por agora, o melhor que temos a fazer é recusar em referendo este projecto.
RM

domingo, maio 22, 2005

Benfica, o glorioso 

Após onze anos de jejum, vencemos o campeonato. Mal o jogo terminou recebi logo mensagens do meu primo e do João Ricardo, que viu o jogo em directo a partir de Lyon onde está a estudar através do programa Erasmus. Assisti à última partida em boa companhia, num café do bairro. No fim, a alegria das pessoas presentes era indescritível. O nosso clube está de parabéns!
RM

sexta-feira, maio 20, 2005

Parabéns ao Império 

Após uma longa semana de atraso, desejo um feliz aniversário ao meu blogue de direita favorito! O quinto império está de parabéns!
RM

O voto do Filipe 

No Respublica o Filipe explica porque vai votar SIM no referendo sobre a Constituição Europeia.
RM

Porquê votar NÃO, sem deixar de amar a Europa 

Porque a aprovação da Constituição Europeia vai criar desequilíbrios de poder com efeitos devastadores no espírito solidário que inspirou a criação da CEE e da UE. Eu amo a Europa, mas não aceito esta Constituição. Por isso vou votar NÃO.
Não se esqueçam de dar um saltinho ao Sítio do NÃO.
RM

sexta-feira, maio 13, 2005

Um final feliz 

Tarde e a más horas, aqui registo a minha opinião sobre o desfecho do caso Ivo Ferreira, o jovem português que foi preso no Dubai por consumo de haxixe. Estou contente com a libertação do jovem e o seu regresso à pátria e à família. E espero que ele não volte a consumir drogas, nem no Dubai (ele já anunciou que nunca regressará a esse país) nem em lado nenhum, Portugal incluído. A diplomacia nacional foi magnífica neste processo.
RM

terça-feira, maio 10, 2005

A frase do dia 9 de Maio 

"De quem não tem filhos não sobra realmente nada."
Pedro Mexia

RM

sábado, maio 07, 2005

Morreu Jorge Perestrelo 

O popular locutor de futebol da rádio (TSF) e televisão - quem não se lembra do célebre "P´rá você qui é amigo da SIC!" - faleceu ontem de ataque cardíaco, 24 horas depois do último jogo de futebol que descreveu na rádio, o AZ Alkmar - Sporting. Eu adorava ouvir Perestrelo, com os seus excessos ("Ripa na rapaqueca!"), as suas dicas aos jogadores ("Passa a bola, ó meu!"), as suas conclusões certeiras ("Que falhanço! Até eu era capaz de chegar e marcar com a minha barriguinha!"), os seus êxtases "religiosos" ("Nossa Senhora! Mais o qui é qui é isso?"), e o vocabulário africano, que ele utilizava com muito orgulho e boa disposição. Hoje, o futebol português ficou mais pobre.
Que Jorge tenha um merecido descanso.
RM

sexta-feira, maio 06, 2005

A prenda de Pedro a José 

Foi assim que Pedro Mexia desejou feliz aniversário ao Abrupto. Gosto muito de ambos e estou certo que ainda tenho muito a aprender com o que eles escrevem. A vertente civilizacional de um blog é muito importante (o "LÁ FORA" de José Pacheco Pereira), mas um blog não deixa de ser o sucessor do diário, e nesse sentido o "cá dentro" de Pedro Mexia sobrepõe-se ao mundo exterior.
Citando Mexia:

"Não é preciso ser crente (como eu sou) para dizer, com veemência, que o mais importante não se passa LÁ FORA (sic) mas cá dentro. Que as paixões, ironias, tragédias, indecisões e medos são o mais importante. O mais importante não é o espaço público habermasiano. É o que se passa cá dentro. E não é com um simulacro desse cá dentro (os poemas e os quadros) que se elimina essa decisiva distinção. Existem combates políticos decisivos e discussões intelectuais estimulantes? Certamente. Mas há uma dimensão frágil do que é humano que me fascina quando leio um blogue e que me afasta da leitura do bloguista Pacheco."
"Repito: tenho consideração intelectual por Pacheco Pereira. Sou leitor atento dos seus textos na imprensa. E considero que, mesmo na blogosfera, cada um escreve com o estilo e os objectivos que bem entende. Mas, para o meu gosto, o Abrupto é demasiado pessoal para ser um bom blogue político e demasiado político para ser um bom blogue pessoal. [P.M.] "

RM

Parabéns a você... 

O Abrupto, que para mim é o melhor blog português, faz hoje dois anos. Parabéns a José Pacheco Pereira pela qualidade que conseguiu manter ao longo deste tempo.
RM

quarta-feira, maio 04, 2005

Nova ligação 

Às vezes em sonho triste
Nos meus desejos existe
Longinquamente um país
Onde ser feliz consiste
Apenas em ser feliz.


(Fernando Pessoa)

Este magnífico poema convenceu-me a regressar várias vezes a um blog cujo tom pessoal e íntimo é extremamente cativante. Aconselho-vos também a darem um salto ao Transcendencia!
RM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?